Existe no recém nascido um instinto chamado baby crawl - o instinto de se arrastar até o seio da mãe e mamar! Ele nos revela informações importantes!
Nascemos dotados de reflexos que buscam garantir nossa sobrevivência. Muitos destes reflexos são relacionados à amamentação. No baby crawl estão envolvidos 4 categorias de reflexos:
- Endógenos: por exemplo, sensação de fome e percepções olfativas para ajudar a reconhecer o mamilo;
- Motores: apertar os dedos para de apoiar, dobrar e esticar as pernas para mover-se e colocar a língua pra fora para ajudar a identificar o mamilo;
- Antigravidade: percepção da posição de barriga para baixo (na qual pode iniciar os movimentos), reflexo de erguer e sustentar a cabeça quando nessa posição - o qual evolui no bebê com o tempo;
- Rítmicos: reflexos de apertar o peito da mãe durante a mamada e o próprio movimento de sucção, que visam continuar/manter a mamada.
Quando colocado em posição de barriga para baixo no corpo da mãe, a qual repousa deitada após o parto, dentro da primeira hora de vida o bebê realiza este movimento. É do mamífero. Não estou aqui dizendo que ao invés de pegar seu bebê e colocá-lo no peito você deva esperar que ele se arraste.
Quero apenas que percebamos, a partir de exemplos como esse, que nosso corpo é sábio e potente, que ele sabe e pode nutrir e ser nutrido, parir e nascer. Quero também enfatizar que a amamentação é tão importante que nosso corpo nasce sabendo buscá-la. As fórmulas são muito bem-vindas quando a amamentação não é possível. Mas quando possível, ela é imprescindível!
Texto: @amandabusodoula
Nenhum comentário:
Postar um comentário